sábado, 16 de outubro de 2010

Curso de Contabilidade Avançada para CVM!

Olá, colegas

Saiu o edital da CVM, salário de R$ 13.264,77 com diversas vagas para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Este edital é um pouco diferente dos demais, pois tem matérias específicas, que não costumam cair nos concursos da área fiscal.

O programa de contabilidade avançada ( que será cobrado para os cargos de Inspetor, Analista - Mercado de Capitais e Analista – Normas Contábeis), está muito diferente dos editais de contabilidade que a Esaf costuma lançar. Está focado inteiramente nos pronunciamentos do CPC.

O curioso é que a Esaf não tem cobrado as alterações da contabilidade e os pronunciamentos, nos seus concursos mais recentes.

Para cobrir essa parte do programa, o Prof. Luciano Rosa e eu vamos lançar dois e-books:

Contabilidade Avançada 01

é o material que preparamos para o concurso do ICMS de Santa Catarina, com algumas adaptações. Esse e-book cobre os seguintes pontos do edital:

6 - Ajuste a Valor Presente: Objetivo e limitações. Itens qualificáveis. Ajustamentos e reversões. Contabilização
9 - Ativos Intangíveis: Critérios para reconhecimento. Critérios para a mensuração inicial. Ativos intangíveis gerados internamente. Reavaliação de ativos intangíveis. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
11 - Arrendamento Mercantil: Características. Arrendamento financeiro. Arrendamento operacional. Contabilização pelo arrendatário. Contabilização pelo arrendador.
12 - Redução do Valor Recuperável do Ativo: Ativos sujeitos ao impairment. Indícios de necessidade de impairment. Definição e Identificação de Unidades Geradoras de Caixa. Métodos de cálculo do valor recuperável. Taxa de desconto. Contabilização da constituição e da reversão do impairment. Divulgações.
13 - Investimentos societários e consolidação de demonstrações financeiras: Conceito de controle. Conceito de coligadas. Método da equivalência patrimonial. Critérios de consolidação. Divulgações.
18 - Incentivos governamentais: Assistências governamentais. Subvenções governamentais. Condições para reconhecimento. Contabilização. Divulgações.
23 - Efeito de mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações financeiras: Objetivo e motivação. Moeda funcional. Entidades autônomas e não autônomas. Reconhecimento dos efeitos da variação cambial. Ajustes acumulados de conversão.

O preço é de 30 reais. Como este e-book já está praticamente pronto, será disponibilizado primeiro.

ATENÇÃO: quem comprou o material para o concurso de Santa Catarina não precisa comprar novamente. O material é praticamente o mesmo.

Contabilidade Avançada 02

Irá cobrir os seguintes pontos do Edital:

2 – Estrutura Conceitual Básica das Demonstrações Financeiras: Objetivos e Pressupostos básicos das Demonstrações Financeiras. Características qualitativas das Demonstrações Financeiras. Mensuração e reconhecimento dos elementos das DF’s. Conceitos de capital e manutenção de capital.
3 - Apresentação das Demonstrações Financeiras: Objetivos e considerações gerais sobre as demonstrações financeiras. Conteúdo e estrutura das Demonstrações Financeiras. Critérios de divulgação.
4 - Práticas Contábeis, Mudanças de estimativas e correção de erros: Mudanças nas práticas contábeis. Mudanças nas estimativas. Correção de erros.
5 – Eventos subseqüentes: Data da conclusão das demonstrações financeiras. Quando efetuar ajustes. Quando não efetuar ajustes. Divulgações necessárias em notas explicativas.
7 - Estoques: Visão Geral. Definições. Mensuração dos estoques. Fórmula de custeio. Teste de recuperabilidade. Divulgações em notas explicativas.
8 – Ativo Imobilizado: Reconhecimento inicial. Depreciação. Mensuração subseqüente (reavaliação). Gastos subseqüentes e alteração na vida útil. Alienação.
10 - Contabilidade de Concessões Públicas: Entidades qualificáveis; Tipologias básicas dos contratos de concessão. Reconhecimento de receitas e apropriação de despesas. Reconhecimento e mensuração de ativos financeiros e intangíveis. Divulgações.
14 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes: Definição e reconhecimento de passivos. Definição e critério de avaliação de Contingências ativas e passivas. Reconhecimento e desreconhecimento. Divulgações.
15- Custos de empréstimos: Característica geral. Capitalização. Como fazer a capitalização.
16 - Imposto Diferido: Definição da base contábil e fiscal. Diferenças temporárias e definitivas. Reconhecimento e reversão.
17 - Benefícios a empregados: Benefícios pagos durante o tempo de serviços. Benefícios pós-emprego. Planos de contribuição definida. Planos de benefícios definidos. Divulgações obrigatórias.
19 - Receitas: Critérios de reconhecimento. Venda de bens. Prestação de serviços. Juros, royalties e dividendos. SWAP de Receitas.
20 - Segmentos operacionais: Objetivos dos relatórios por segmento. Definição de segmentos operacionais. Exemplos de casos concretos.
21 - Combinação de negócios: Identificando as combinações de negócios. Método da compra – purchase accounting. Investimentos préexistentes. Passivos contingentes e provisão para reestruturação. Cálculo e alocação do goodwill. Tratamento após o reconhecimento inicial.
22 - Instrumentos financeiros, divulgação e apresentação: Reconhecimento e mensuração inicial. Classificação dos instrumentos financeiros. Instrumentos derivativos. Mensuração subseqüente. Contabilidade de operações de hedge / Documentação suporte. Divulgações.
24 - Demonstração dos Fluxos de Caixa e/ DVA: Utilidade da Demonstração dos Fluxos de Caixa. Método direto e método indireto. Alocação entre atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos. Pontos de atenção na elaboração da DFC. Objetivo da DVA. Estrutura de apresentação. Conceito de geração e apropriação de riqueza.


Forma de elaboração do e-book: Numa rápida pesquisa aos pronunciamento do CPC que tratam dos assuntos acima, verificamos que somam mais de 600 páginas. Ou seja, se pegarmos o pronunciamento integral, mais as explicações, mais os exercícios, teríamos uma quantidade de material que iria exigir muito tempo de estudo.

Nossa proposta é ganhar tempo no estudo destes pronunciamentos, para que os candidatos possam se dedicar também às outras matérias.

Assim, seguindo estritamente o programa acima, vamos resumir os pronunciamentos e destacar os pontos mais importantes, e com maior possibilidade de cair na prova. Além disso, vamos elaborar questões inéditas ( inclusive questões de cálculo) para fixação da matéria.

Este método difere um pouco do que seguimos para o e-book do ICMS de Santa Catarina. Como o edital daquele concurso pedia apenas 7 pronunciamentos, pudemos examiná-los em detalhes. Mas consideramos tal procedimento inviável para o concurso da CVM, devido à grande quantidade de pronunciamentos pedidos.

Preço do e-book Contabilidade Avançada 02: 30,00 reais.

Finalmente, lembramos que os pronunciamento podem ser baixados de graça, do site

www.cpc.org.br

Mas destacamos duas vantagens em adquirir o ebook:

1) Entendimento das normas. Quem não é da área contábil pode ter dificuldades para interpretar e entender os pronunciamentos, Eu e o Gabriel já vamos passar tudo mastigado.

2) Tempo de estudo: a assimilação será mais rápida com o ebook, do que pegando diretamente os pronunciamento, o que irá liberar tempo para estudar as outras matérias, que também são importantes.

--------------xx---------------

Para quem não vai prestar esse concurso, mas tem interesse em aprender os pronunciamentos, esta é uma boa oportunidade.

Quem tiver interesse, entre em contato através do e-mail

contabilidadeparaconcursos@hotmail.com

... lá passaremos maiores informações.

Abraços!

16 comentários:

  1. Como faço para adquirir os e-books?

    Meu e-mail: wn.silva@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também quero, por favor!
    ericapng@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Também me interesso pelo e-book.
    E-mail: fadua01@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu quero comprar, como faço? hugo.pinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. qual vc orienta para melhor preparo para CVM e-book 1 ou 2? 2000suzanna@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu quero comprar os e-books 1 e 2. oliveiraresendemeire@terra.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mandei um email ontem. Estou interessado nos e-books 1 e 2. rodrigoacmaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Dynalmo Rocha.

    Olha pensei em desistir desse concurso por conta do programa de contabilidade que achei enorme!! espero que o material seja realmente bom e que supra nossas expectativas!!

    OBS: QUANTO AO ITEM 1 DO PROGRAMA QUE SE REFERE A INTRODUÇÃO EU NÃO VI NEM NO CONTABILIDADE AVANÇADA 1 , NEM NO CONTABILIDADE AVANÇADA 2!! VCS NÃO TEM ESSE TÓPICO????

    Quero receber email esclarecendo essas dúvidas e também sobre como preceder para comprar o material , conta p/ deposito, o tamanho do material , quantidade de páginas e quais bibliografias utilizadas...

    Grato...
    dynalmorocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Estou interessado nos e-books. Por favor, mande as informações para adquiri-los. Obrigado. e-mail waltermpj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. SAIU O EDITAL DO DF !!!!! vai haver e-book para este concurso?

    ResponderExcluir
  11. Olá mandei e-mail para os professores no e-mail contabilidadeparaconcursos@hotmail.com e ninguém me respondeu até agora!
    Os e-books vão ser realmente disponibilizados?
    Att

    ResponderExcluir
  12. Quero os e-books 1 e 2 , como devo proceder?

    xblader@gmail.com
    Att,

    Victor Hugo

    ResponderExcluir
  13. Boa noite

    Muitos já escreveram eu repito a pergunta como faço para adquirir esse material de contabilidade avançada. O meu e-mail é nivaldoab@hotmail.com

    Sem mais

    Nivaldo João Alves de Brito

    ResponderExcluir
  14. Olá, como faço para adiquirir o material.supersonic.souza@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, como faço para adiquirir o material.supersonic.souza@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada, até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir