sábado, 16 de outubro de 2010

Curso de Contabilidade Avançada para CVM!

Olá, colegas

Saiu o edital da CVM, salário de R$ 13.264,77 com diversas vagas para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Este edital é um pouco diferente dos demais, pois tem matérias específicas, que não costumam cair nos concursos da área fiscal.

O programa de contabilidade avançada ( que será cobrado para os cargos de Inspetor, Analista - Mercado de Capitais e Analista – Normas Contábeis), está muito diferente dos editais de contabilidade que a Esaf costuma lançar. Está focado inteiramente nos pronunciamentos do CPC.

O curioso é que a Esaf não tem cobrado as alterações da contabilidade e os pronunciamentos, nos seus concursos mais recentes.

Para cobrir essa parte do programa, o Prof. Luciano Rosa e eu vamos lançar dois e-books:

Contabilidade Avançada 01

é o material que preparamos para o concurso do ICMS de Santa Catarina, com algumas adaptações. Esse e-book cobre os seguintes pontos do edital:

6 - Ajuste a Valor Presente: Objetivo e limitações. Itens qualificáveis. Ajustamentos e reversões. Contabilização
9 - Ativos Intangíveis: Critérios para reconhecimento. Critérios para a mensuração inicial. Ativos intangíveis gerados internamente. Reavaliação de ativos intangíveis. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
11 - Arrendamento Mercantil: Características. Arrendamento financeiro. Arrendamento operacional. Contabilização pelo arrendatário. Contabilização pelo arrendador.
12 - Redução do Valor Recuperável do Ativo: Ativos sujeitos ao impairment. Indícios de necessidade de impairment. Definição e Identificação de Unidades Geradoras de Caixa. Métodos de cálculo do valor recuperável. Taxa de desconto. Contabilização da constituição e da reversão do impairment. Divulgações.
13 - Investimentos societários e consolidação de demonstrações financeiras: Conceito de controle. Conceito de coligadas. Método da equivalência patrimonial. Critérios de consolidação. Divulgações.
18 - Incentivos governamentais: Assistências governamentais. Subvenções governamentais. Condições para reconhecimento. Contabilização. Divulgações.
23 - Efeito de mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações financeiras: Objetivo e motivação. Moeda funcional. Entidades autônomas e não autônomas. Reconhecimento dos efeitos da variação cambial. Ajustes acumulados de conversão.

O preço é de 30 reais. Como este e-book já está praticamente pronto, será disponibilizado primeiro.

ATENÇÃO: quem comprou o material para o concurso de Santa Catarina não precisa comprar novamente. O material é praticamente o mesmo.

Contabilidade Avançada 02

Irá cobrir os seguintes pontos do Edital:

2 – Estrutura Conceitual Básica das Demonstrações Financeiras: Objetivos e Pressupostos básicos das Demonstrações Financeiras. Características qualitativas das Demonstrações Financeiras. Mensuração e reconhecimento dos elementos das DF’s. Conceitos de capital e manutenção de capital.
3 - Apresentação das Demonstrações Financeiras: Objetivos e considerações gerais sobre as demonstrações financeiras. Conteúdo e estrutura das Demonstrações Financeiras. Critérios de divulgação.
4 - Práticas Contábeis, Mudanças de estimativas e correção de erros: Mudanças nas práticas contábeis. Mudanças nas estimativas. Correção de erros.
5 – Eventos subseqüentes: Data da conclusão das demonstrações financeiras. Quando efetuar ajustes. Quando não efetuar ajustes. Divulgações necessárias em notas explicativas.
7 - Estoques: Visão Geral. Definições. Mensuração dos estoques. Fórmula de custeio. Teste de recuperabilidade. Divulgações em notas explicativas.
8 – Ativo Imobilizado: Reconhecimento inicial. Depreciação. Mensuração subseqüente (reavaliação). Gastos subseqüentes e alteração na vida útil. Alienação.
10 - Contabilidade de Concessões Públicas: Entidades qualificáveis; Tipologias básicas dos contratos de concessão. Reconhecimento de receitas e apropriação de despesas. Reconhecimento e mensuração de ativos financeiros e intangíveis. Divulgações.
14 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes: Definição e reconhecimento de passivos. Definição e critério de avaliação de Contingências ativas e passivas. Reconhecimento e desreconhecimento. Divulgações.
15- Custos de empréstimos: Característica geral. Capitalização. Como fazer a capitalização.
16 - Imposto Diferido: Definição da base contábil e fiscal. Diferenças temporárias e definitivas. Reconhecimento e reversão.
17 - Benefícios a empregados: Benefícios pagos durante o tempo de serviços. Benefícios pós-emprego. Planos de contribuição definida. Planos de benefícios definidos. Divulgações obrigatórias.
19 - Receitas: Critérios de reconhecimento. Venda de bens. Prestação de serviços. Juros, royalties e dividendos. SWAP de Receitas.
20 - Segmentos operacionais: Objetivos dos relatórios por segmento. Definição de segmentos operacionais. Exemplos de casos concretos.
21 - Combinação de negócios: Identificando as combinações de negócios. Método da compra – purchase accounting. Investimentos préexistentes. Passivos contingentes e provisão para reestruturação. Cálculo e alocação do goodwill. Tratamento após o reconhecimento inicial.
22 - Instrumentos financeiros, divulgação e apresentação: Reconhecimento e mensuração inicial. Classificação dos instrumentos financeiros. Instrumentos derivativos. Mensuração subseqüente. Contabilidade de operações de hedge / Documentação suporte. Divulgações.
24 - Demonstração dos Fluxos de Caixa e/ DVA: Utilidade da Demonstração dos Fluxos de Caixa. Método direto e método indireto. Alocação entre atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos. Pontos de atenção na elaboração da DFC. Objetivo da DVA. Estrutura de apresentação. Conceito de geração e apropriação de riqueza.


Forma de elaboração do e-book: Numa rápida pesquisa aos pronunciamento do CPC que tratam dos assuntos acima, verificamos que somam mais de 600 páginas. Ou seja, se pegarmos o pronunciamento integral, mais as explicações, mais os exercícios, teríamos uma quantidade de material que iria exigir muito tempo de estudo.

Nossa proposta é ganhar tempo no estudo destes pronunciamentos, para que os candidatos possam se dedicar também às outras matérias.

Assim, seguindo estritamente o programa acima, vamos resumir os pronunciamentos e destacar os pontos mais importantes, e com maior possibilidade de cair na prova. Além disso, vamos elaborar questões inéditas ( inclusive questões de cálculo) para fixação da matéria.

Este método difere um pouco do que seguimos para o e-book do ICMS de Santa Catarina. Como o edital daquele concurso pedia apenas 7 pronunciamentos, pudemos examiná-los em detalhes. Mas consideramos tal procedimento inviável para o concurso da CVM, devido à grande quantidade de pronunciamentos pedidos.

Preço do e-book Contabilidade Avançada 02: 30,00 reais.

Finalmente, lembramos que os pronunciamento podem ser baixados de graça, do site

www.cpc.org.br

Mas destacamos duas vantagens em adquirir o ebook:

1) Entendimento das normas. Quem não é da área contábil pode ter dificuldades para interpretar e entender os pronunciamentos, Eu e o Gabriel já vamos passar tudo mastigado.

2) Tempo de estudo: a assimilação será mais rápida com o ebook, do que pegando diretamente os pronunciamento, o que irá liberar tempo para estudar as outras matérias, que também são importantes.

--------------xx---------------

Para quem não vai prestar esse concurso, mas tem interesse em aprender os pronunciamentos, esta é uma boa oportunidade.

Quem tiver interesse, entre em contato através do e-mail

contabilidadeparaconcursos@hotmail.com

... lá passaremos maiores informações.

Abraços!